use

2012

cartaz vencedor do concurso para identidade visual do 26º prêmio design mcb. não bastaria contextualizar o significado de museu, de casa, de brasileira. era preciso negar esses significados: apagar para ver. as informações em verniz (des)aparecem com o movimento do observador, enquanto a palavra USE, em preto, o convida para o prêmio e para intervir na folha do próprio cartaz. o mesmo princípio desdobrou-se em outras peças de divulgação do prêmio.
a pedido do museu, o cartaz foi desdobrado em outras peças. ao contrário da costumeira “identidade visual” feita de remodelagens ou reenquadramentos da primeira peça, buscou-se desenvolver a identidade pela ideia do cartaz: tomar o meio como mensagem e o receptor como produtor. assim, cada peça impressa ou eletrônica foi pensada para valer por si, ao tirar partido de sua mídia específica. os resultados muitas vezes repensaram o cartaz, dispensando sua forma primeira rumo a outras soluções.

 

poster for the design competition of museu da casa brasileira. we kept clear of semantic solutions around ‘museu’ ‘casa’ and ‘brasileira’, in a sense denying them: clearing to see clearly. most info was printed in varnish and (dis)appears as the observer moves, while the word USE, in black, invites to the prize and to intervene on the poster proper. other publishing materials were designed, based on the same principle.

 

exposto na 10ª bienal brasileira de design gráfico.

 

video: http://vimeo.com/78043787

identidade visual

 

design
diego ribeiro
diogo damasio

 

colaboração
marcella aquila

 

fotos
camila picolo

camiseta
certificado
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